25b6b11f2fa2bce079c623a75a67071a.jpeg Lampluz celebra ampliação com festa especial nesta quinta-feira (21)

28b9699ef83d4e6b7e945f462ad2aceb.jpeg Rajadas de vento derrubam ao menos duas árvores em Palhoça

a2f8977f0e7597f90e7d86d65694b15f.jpg Defesa Civil alerta para riscos de temporais e agitação marítima em Santa Catarina

c3a617f9c40c6b2bcba437f7dc583bd7.png Águas de Palhoça inicia chamamento público para serviço de verificador

a2244fd2ad6b573f5dee9091717071b5.jpeg Relatório do IMA analisa balneabilidade nas praias de Palhoça na semana do feriadão

133df88ff1527b92ca757297a0470b69.jpeg Alunos do Programa de Educação Musical de Palhoça apresentam concerto

6527a2d7d24c0af020c8a55517ff9e18.jpeg Festival Solidário da Pró-Crep reúne ações culturais e socioambientais

af662679ca85149c7152db5017355b1e.jpg Premiação Trajetória Cultural Palhocense: FMEC divulga inscrições deferidas

3f5a34724984249b39fb4b9527c3d370.jpeg Centro Cultural recebe exposição no Mês da Consciência Negra

d4dd8eca14c950d508336c85ee5b9039.jpeg Jovem de Palhoça conquista medalha nos Jogos da Juventude Caixa

ee05e058856a08c8d6de3d64e4e969b8.jpeg Programa Educa+Esporte realiza capacitação de basquetebol

6c8ea95c8d3178d84e72de169f612fd2.jpeg Palhoça terá equipe na badalada estreia do surfe nos Jasc

0a89397242042586eb759db06068e2a0.jpeg Atleta de Palhoça integra equipe brasileira de tiro com arco no Oriente Médio

c69cabc404913995e3ac2597c3282619.jpeg Amor pelo jiu-jitsu: mãe e filhos participam da mesma competição

Beltrano - Edição 631

Finalmente o Cadastro Único (CU) é aprovado na Câmara

(Nota do autor: para evitar críticas ao Beltrano, leia “C e U”, que significa, Cadastro Único, e não CU, pois uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Rá, rá, rá, rá...)

No mês passado, o Antônho do Bidunga esteve na Prefeitura para falar com o Camilo sobre o projeto popular de sua autoria que institui em Palhoça o Cadastro Único, popularmente chamado por ele de CU, mas, inicialmente, foi barrado pela Jessica, secretária do prefeito. 

- Seu Antônio, sinto muitíssimo, mas acho que o prefeito não vai poder atendê-lo hoje. Ele está em reunião com um pessoal que veio de Brasília...

O Antônho, brincando, interrompeu:

- Ora, deixe de bobiça, dona Jessica! Vai lá e fala prele que eu vim de Fiat 147!

Depois que o pessoal que veio de Brasília foi embora, a Jessica conseguiu furar a fila para que o Antônho falasse com o prefeito.

- Tem que ser rapidinho, tá, ele tem que atender os vereadores, que estão esperando na salinha dos fundos e eles não gostam de esperar!

- Pode deixar, dona Jessica, a Maraza me conhece, comigo é um pé lá oto cá. Só quero mostrar meu CU pra ele, quem sabe dessa vez a Prefeitura o tire da pichorra! E a bem da verdade, os vereadores podem esperar, tão aqui com o prefeito todo dia e nem o Cadastro Único mostraram pro prefeito até hoje, não é?!

Com o prefeito:

- Seu Camilo, esta é a segunda vez que trago na Prefeitura o projeto do CU. Na primeira vez foi quando o Ronério era prefeito. Na época, mostrei o CU pra ele, mas ele não quis assinar o meu projeto por achar o CU polêmico demais. Cá pra nós, acho que ficou foi com medo de expor o CU na Câmara!

Não é que o prefeito Camilo adorou o projeto do Cadastro Único! E foi ainda mais longe ao anunciar que ia falar com o seu pai, o Nazareno Martins, para colocar o projeto como proposta de campanha para a Assembleia Legislativa e assim o CU passar a valer por toda Santa Catarina! 

Imediatamente, Camilo chamou o secretário Eduardo Freccia e o secretário de Governo Mário César, para que aprimorassem o CU do Antônho e enviassem imediatamente para ser apreciado pelos vereadores! A justificativa foi simples: com o CU aprovado, os impostos e taxas como IPTU, água, lixo, iluminação pública, passariam a ser debitados no CU, e ainda por cima, ninguém ia precisar andar mais com aquele monte de documentos na carteira: CPF, RG, Título de Eleitor, Carteira de Motorista, Cartão de Crédito, Carteira de Trabalho... Bastaria mostrar o CU e pronto!

Para uma melhor divulgação do projeto, o prefeito mandou espalhar vários outdoors pela cidade com imagens das facilidades que o CU proporcionaria! Eu vi as imagens feitas pelo Nagib de Pieri e posso dizer que ficaram lindas... Lindas! Sou obrigado a admitir: o rapaz de Urubici conhece dessas coisas! Rá, rá, rá, rá...

 

O CU repercute na Câmara  

Na Câmara, o CU causou o maior sururu, e no início, empacou, como sempre, nas comissões! Acontece que os vereadores, que não são burros nem nada, queriam o CU pra eles e resolveram tirar uma casquinha, só para depois dizer que o CU é deles e não da Prefeitura!

Daí, o CU passou a dar o que falar. Quase todos os vereadores da Câmara não tiravam o CU da boca! E o que não faltou foi vereador dizendo que era o dono do CU e isso e aquilo. O que não era verdade, já que o projeto do Cadastro Único é, e sempre será, do Antônho do Bidunga! 

O vereador Jean Negão defendeu com muita propriedade o CU e falou bonito, como sempre, na tribuna. Mas teve vereador que não gostou, não porque era contra o projeto não, mas porque não entendeu nada do que o Jean dizia!
O Fabinho, vendo que o projeto de lei seria polêmico, fez circular no plenário um abaixo-assinado, para que nenhum vereador pudesse pedir vistas ao CU, pedindo também que o CU fosse votado em caráter de urgência urgentíssima! Ele sabia muito bem que o CU não podia esperar pela vontade dos vereadores!

O Luciano aproveitou a entrada do CU em votação para alfinetar o prefeito Camilo, dizendo que estava usando o CU dos outros para se promover! O Rosiney defendeu o prefeito, salientando que o CU iria facilitar a vida de quem precisa fazer exame de saúde: “O doente não vai precisar mostrar o CU para todo mundo, só para a Ana Paula lá na Secretaria de Saúde e pronto, tá examinado”. Em tempo: embora saiba-se que o Rosiney prefira que se mostre o CU para o Vitor e não para a Ana Paula, né?! Rá, rá, rá, rá...

O Neném também achou ótimo o projeto do Cadastro Único, assim não precisa mais marcar audiência com a secretária de Educação Shirley e ficar esperando uma vaguinha na agenda dela, já que todas as informações sobre as vagas de creches e escolas estariam no CU da Prefa!

Para o vereador Bala, o CU é a saída para melhorar a segurança pública dos moradores da Ponte. “A marginalidade sabe que pode ser facilmente identificada através do CU e vai desaparecer de Palhoça. Numa blitz, por exemplo, vai bastar nós palhocenses mostrarmos o CU limpo para os policiais ou para os agentes de trânsito para sermos liberados e escoltados até nossas residências”, exagerou o vereador.

Para o vereador Nelsinho, o CU será bom até para a habitação. “Para ser premiado com um ‘apertamento’ da ‘Minha Casa, Minha Vida’, bastará utilizar uma conta de luz do primo e exibir o CU para o Toninho Pagani”. Mas ele avisa: “A pessoa tem que ter o CU limpo, porque se não tiver, o CU não passa na Caixa”. Quanto ao hospital para Palhoça, bem, isso já são lá outros quinhentos e nem o CU prevê isso pra Palhoça por enquanto!

O vereador Pakão ficou tão contente com as benesses que o Cadastro Único trará para o Sul do município que foi o autor de uma moção de parabenização ao Antônho. Segundo ele, todas as reivindicações do Sul agora vão cair direto no CU do prefeito e do secretário de Obras, Edson Ghizoni. Com isso, não vai mais precisar fazer requerimentos e indicações que o pessoal da Prefa já está careca de saber que o Sul precisa. O que eu ainda não sei é se os moradores vão continuar com medo de que o CU não funcione no Sul fora da temporada de verão!

O vereador Pitanta foi além, ao dizer que, durante os mais de 40 anos em que é vereador, nunca votou num projeto tão importante quanto o CU. “Sou a favor do CU até debaixo d’água. Quando fui prefeito, quis mandar o CU pra Câmara, mas não deu tempo! É uma honra para mim, como vereador, deixar o município e as futuras gerações com o CU legalizado. Pensei que ia morrer vereador e não ia ver o CU entrando na Câmara”, disse, solenemente.

Depois de muita discussão, o presidente da Câmara, Fabinho, pediu a seus pares que enfiassem o dedo no Cadastro Único e votassem pelos laptops. Não deu outra! Só não foi por unanimidade porque o vereador Rosiney, na ânsia de votar no projeto do prefeito, se embananou todo e votou sem querer contra o CU do Camilo!

Para se ter uma ideia do que foi a votação e a eficácia que terá o CU, os vereadores Rodrigo Quintino e André Xavier pediram licença para tratamento de saúde. Pensa que foi difícil pegar licença? Que nada, bastou eles mostrarem o CU para o médico da perícia! Rá, rá, rá, rá... Kinaba, não!!

 

O CU já vai valer na eleição deste ano

Com a aprovação na Câmara, o eleitor vai poder votar este ano, utilizando seu CU na eleição! Como o Cadastro Único terá uma central de informações dos CUs, o eleitor terá à disposição o CU de cada candidato! Você, pela primeira vez na história deste país, vai poder saber quem possui o CU limpo e quem possui o CU sujo, isso graças também à Lava Jato!

O Nazareno Martins é a favor de colocar o CU em prática! Garante que tem o CU limpo e diz que na eleição vai mostrar seu CU pra todo mundo conferir! A Dirce afirma que o CU está na sua cabeça há muitos anos, e que ficaria feliz em poder levar o CU para a Assembleia para um mandato de mais quatro anos por Palhoça e Santa Catarina.

Por fim, um aviso a todos aqueles que possuem pretensão de se lançarem candidatos por Palhoça nas eleições de 2018, mas que ainda não criaram coragem: vocês precisam saber que terão que lutar para botar o CU a funcionar efetivamente, não só para as suas corriolas, mas também para o bem de quem mais precisa, o povo, que está cansado de tomar no Cadastro Único!

Assim como eu, o Antônho só está apreensivo com uma coisa: que passe a eleição e os políticos voltem a pensar só nos seus próprios CUs e esqueçam do CU da gente, revogando essa lei!



Publicado em 22/03/2018 - por Beltrano

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg