palhocense.jpg

“Os BiTchos Saltimbancos” estreia neste domingo (23)

20 Julho 2017 11:34:28

Os Bitchos 2.jpg
Foto: DIVULGAÇÃO
Nova peça dos Bruxos da Corte será apresentada no Sesc, na Ponte do Imaruim

Após a apresentação especial em evento do Sesc no Brejaru, o grupo teatral Os Bruxos da Corte estreia oficialmente a peça “Os BiTchos Saltimbancos” neste domingo (23), às 15h, no Sesc da Ponte do Imaruim. A entrada é gratuita.
A peça é resultado de um processo de oito meses, que se iniciou quando a trupe retornou de sua excursão pelo Sudeste, no ano passado, com a vontade de experimentar a rua como palco para seu teatro, buscando com isso um encontro direto com a cidade para transformá-la em plateia.
“O grupo buscava uma peça que dialogasse com crianças e adultos e com o momento político que vivemos. O encontro com o musical ‘Os Saltimbancos’, sucesso na década de 1970, ainda na época da ditadura, vem nessa busca por um texto e músicas populares que façam uma reflexão sobre a vida - é um musical que encanta e faz pensar”, reflete o grupo.
A versão dos Bruxos traz uma adaptação valorizando a busca por um caminho engajado na vida, representado por quatro animais (jumento, cachorro, galinha e gata) que resolvem transformar suas vidas de animais para se tornarem artistas, cantores. Para isso, abandonam velhos preconceitos, se abrem a novas ideias e se tornam artistas, que encontram no caminho (o caminho do meio) uma busca pelo sentido da vida.
Outro desafio nessa montagem foi a experimentação com o musical. Os atores, além de representar, cantam e dançam – há uma dupla de músicos saltimbancos que fazem o som ao vivo. A escolha estética pelo musical não foi mirando numa tendência “à Broadway”. A música e o teatro caminham juntas desde seu primórdio, sendo referência para a versão musical dos Bruxos a estética da “commedia dell’arte”, no que tem de saltimbanco; e na música narrativa de cabaré, adotada por Bertolt Brecht para seu teatro político. “É um musical cantado por atores, são músicas que buscam sua beleza e graça na interpretação”, garantem os artistas.
O palco do espetáculo também é uma novidade na estética do grupo, pois é uma peça de arena, não frontal, circular, na anarquia das ruas e praças, incorporando caminho e caminhar como forma estética  - além dos cenários e figurinos pensados e criados exclusivamente para o espetáculo.
A peça já estreia com uma agenda intensa. Depois da apresentação no Sesc, o grupo inicia uma mini turnê de circulação da peça por 10 cidades da Grande Florianópolis; em outubro, tem a participação no Festival Internacional Rosário em Cena; e no início de 2018, eles participam do Festival de Curitiba.

 

Saiba mais

“Os BiTchos Saltimbancos”

Estreia oficial: domingo (23), às 15h, no Sesc da Ponte do Imaruim

Sinopse:  quatro animais, todos fugindo dos maus tratos do humano, se encontram em uma encruzilhada: e agora, que caminho tomar? Decidem transformar seus destinos e formar um conjunto musical, “Os Saltimbancos”. Uma fábula sobre a força da amizade e o poder dos sonhos em transformar a realidade

Elenco: Tati Miiller, Geruza Bandeira, Ricardo Lichtenfels e Pedro Peretti
Direção: Takashi Severo
Músicos: Claudinho Vampola e Priscila  Silveira

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina