palhocense.jpg

Ser em Si - 17/03/17

17 Março 2017 09:24:34

Ovo, um aliado a boa nutrição!

De vilão a mocinho, o ovo vem sendo considerado um grande aliado a boa nutrição. Na decada de 80 e 90 acreditava-se que o ovo era responsável pelo aumento do colesterol “ruim” (LDL) e consequentemente estaria relacionado a doenças cardiovasculares. No entanto, há uma relação inversa entre o consumo do ovo e o aumento do colesterol, visto que a gema de ovo é rica em gorduras boas, como os fosfolipideos, essencial para o bom funcionamento do cérebro.
Além disso, o ovo possui alta qualidade nutricional, rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como ferro, selênio, zinco e fósoforo,  vitaminas A, E, K e do complexo B, carotenoides (zeaxantina e Luteína) e colina (importante componente do cérebro).
Dentre todos estes nutrientes, as proteínas ganham destaque, se tornando uma alternativa interessante para incluir nas refeições ao longo do dia, visto que é responsável por gerar saciedade, evitar a compulsão alimentar e previnir o catabolismo muscular (perda de massa muscular). 
Mas e ai vem aquela famosa pergunta, quantos posso consumir ao dia? E a resposta é, depende de sua necessidade diária de proteína, pois cada pessoa tem uma necessidade protéica diferente, mas pensando em uma refeição onde a quantidade de proteína desejada é de 15g e a única fonte proteica é a do ovo, o consumo será de 2 unidades, levando em consideração qua cada ovo possui aproximadamente 6 ou 7g de proteína. 
E por último atente-se ao modo de preparo, seu cozimento não deve ultrapassar 8 minutos para evitar a perda dos nutrientes. E depois de cozidos, eles podem ser aramazenados em geladeira por até 5 dias ainda dentro da casca, aí é só colocar na lancheira/marmita e ser feliz com um lanche prático e super nutritivo!

Michele Gonçalves
Nutricionista CRN 10 – 3378


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina