palhocense.jpg

Dirce quer revitalizar Dom Jaime

13 Abril 2017 11:28:11

e84f9150-e1c7-4622-bb14-137856dd60bc.jpg

Nesta terça feira (11), a deputada estadual Dirce Heiderscheidt (PMDB) e o vice-prefeito de Palhoça, Amaro Junior, levaram o secretário estadual de Assistência Social, Valmir Comin, para conhecer a estrutura do Centro Educacional Dom Jaime Câmara, no Bela Vista. A intenção é que o secretário conheça o complexo e possa ajudar numa nova forma de gestão do local, que hoje passa por dificuldades.
O complexo abriga ações da Secretaria de Estado da Assistência Social, Secretaria de Estado da Educação e da Prefeitura de Palhoça. Ele foi criado há 35 anos como um centro piloto para educação de crianças e adolescentes internos e externos. Com a mudança do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mudou a forma de gestão.
Dentro do complexo, existe creche, escola estadual de Ensino Fundamental e Médio, atendimento de adolescentes no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, Universidade Aberta do Brasil, com ensino à distância com universidade conveniada, entre outras atividades.
Há alguns anos, estavam ativos cursos de técnicos de formação nas áreas de Panificadora, Gráfica, Marcenaria e Mecânica, que eram mantidos pelo Pronatec. Hoje, eles estão parados por falta de recursos.
São 23 edificações em 90 mil metros quadrados, com um custo de R$ 2 milhões por ano. Por causa desse custo alto, é necessário que se divida as despesas entre os órgãos envolvidos, mas para isso é necessário um entendimento entre as partes. “Não podemos desperdiçar um espaço como este, precisamos encontrar uma alternativa integrada que mantenha e amplie os serviços oferecidos pela instituição”, explicou a deputada. 
A ideia do gerente do complexo, o padre Luis Antônio Caon, é a de que, por meio de um Projeto de Lei, possa ser definida uma gestão compartilhada entre quatro secretarias – as de Assistência Social e Educação, estaduais e municipais.

 

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina