palhocense.jpg

Seja fluente em Inglês, rápido!

13 Julho 2017 13:47:26

Kevin Porter_Divulgacao ESF.jpg
Foto: Divulgação/ESF​
Kevin Porter é diretor da escola online Empreendedor Sem Fronteiras (ESF), com sede em Palhoça

Antes falar uma segunda língua era um diferencial. Hoje, é mais do que um pré-requisito na conquista de um emprego. Principalmente com a crise que assola o país, falar somente Inglês já não basta. Além da qualificação, muitas empresas consideram fundamental que o candidato fale dois ou três idiomas. Porém, os profissionais de RH afirmam categoricamente: o ponto fraco do brasileiro é justamente o baixo domínio do Inglês.

No Brasil, apenas 5% da população fala uma segunda língua, e menos de 3% têm fluência em Inglês. Segundo pesquisa da ABA English, 61% das pessoas entre 20 a 45 anos acredita já ter perdido uma oportunidade de emprego por não apresentar o nível necessário do idioma. E então, deparamo-nos com uma contradição: o Brasil é um dos países com mais escolas de idiomas em funcionamento no mundo! Onde está o problema? A questão é que a maioria dos cursos não tem como objetivo, ensinar o que a pessoa realmente precisa aprender. Não precisamos saber todas as 15 mil palavras da língua inglesa se um nativo usa apenas 800 a 1000 palavras no dia a dia. 
Para quem tem planos de dar um up na carreira, conseguir um emprego, estudar ou trabalhar no exterior, lembre-se: busque aprender, primeiro, o que você realmente precisa saber. Outra orientação importante é: não ter vergonha! Americanos falando português também têm dificuldades. Normalmente eles erram muito, mas estão “nem aí”. Não se preocupe com uma gramática correta, e sim em conseguir se comunicar. Algumas dicas podem ajudar a dominar o Inglês rápido, como: escutar músicas acompanhando as letras, assistir a filmes e séries sem legenda, trocar o idioma do seu celular e do seu computador para o Inglês, assistir a noticiários, reler, em Inglês, livros que já leu em Português, escutar rádios na internet e acessar sites na outra língua. 
A imersão é o que faz aquela pessoa que fez intercâmbio aprender em três meses o que muitos não conseguem em oito anos estudando em escolas tradicionais de idiomas. Não adianta cair em promessas de resultados milagrosos com pouco esforço. Para aprender Inglês, só existe um caminho: estudar.

​Kevin Porter é diretor da escola online Empreendedor Sem Fronteiras (ESF), com sede em Palhoça.

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina