palhocense.jpg

Advogado – A Voz do Cidadão

10 Agosto 2017 16:19:16

Leandro Bernardino Rachadel*

No dia 11 de agosto comemora-se o Dia do Advogado, que coincide com a data de criação dos primeiros cursos de Direito no Brasil, no longínquo ano de 1827. A passagem desse dia comemorativo merece reflexão e  celebração.

É  o profissional da advocacia que  assegura a plena realização da justiça, sendo que o Estado Democrático de Direito só estará resguardado se houver uma atuação independente e respeitada dos advogados.
Com advogados munidos de suas prerrogativas, os cidadãos poderão fazer valer os seus direitos, buscando os mais nobres valores de nossa Constituição, inclusive lutando contra autoridades que a desconsideram e desrespeitam. A própria Constituição, em seu artigo 133, destaca o essencial papel do advogado como indispensável à administração da Justiça, sendo ele inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão.
O Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Santa Catarina, está promovendo uma campanha de valorização profissional, enfatizando que “Calar a advocacia, é silenciar os direitos das pessoas”. É preciso  conscientizar a sociedade de que o advogado é a voz do cidadão para obter justiça. 
Os profissionais da advocacia sabem o quanto é comum passar noites em claro e fins de semana enredado com muito estudo e trabalho. Isso decorre do comprometimento da classe, e da importância e responsabilidade do seu  trabalho. Como disse Rui Barbosa, patrono da advocacia brasileira, “a profissão de advogado tem, aos nossos olhos, uma dignidade quase sacerdotal. Toda a vez que a exercemos com a nossa consciência, consideramos desempenhada a nossa responsabilidade”.
Muito além da comemoração do Dia do Advogado, precisamos buscar todos os dias a paz social e a satisfação plena do direito de cada um, lembrando sempre que com advogado valorizado, o cidadão será respeitado.

* Presidente da 29ª Subseção da OAB/SC – OAB Palhoça


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina