palhocense.jpg
Tintas Oliveira 585 Site.jpg

Falando Sério - Edição 596 - 06/07/17

06 Julho 2017 11:05:38

Charge Juarez Nahas 26.jpg

Viver a vida é...

É olhar para todos os pontos cardeais da convivência humana. É lutar sempre, sem ter medo dos empecilhos que surgem sem esperarmos. É fazer calos nas mãos e no cérebro, com muita calma para suportarmos a ignorância e a falta de educação do ser humano.
Eu, por exemplo, já de madrugada, tenho que me controlar para aturar um ignorante musical, que passa, em alto som, perturbando os outros com um “pum, pum, pum” que consegue escutar e transmitir estupidamente o barulho, com o som do seu carro, às pessoas que querem descansar. O carro vai embora, mas nós temos que nos esforçar para recuperarmos o sono perdido.
Não demora muito e lá vem aquela moto envenenada berrando pela estrada e os proprietários nunca são multados. Buzinar, então, é demais. Até parece que têm um carrão.
E a vida continua...
Eu acho que Palhoça é a cidade que tem os maiores ricaços do país. Vocês já notaram como se queima dinheiro todos os dias? Quando não é o poder público fazendo política é a igreja fazendo festa; ou, então, algum “empresário rico”, ou alguém querendo entrar na política. O interessante é que o povo pobre adora escutar o estouro do fogo queimando dinheiro. A realidade é que, diariamente, alguém solta foguetes perturbando o sossego das pessoas. 
Porém, na verdade verdadeira, viver a vida é amar, sorrir, chorar, passar por momentos alegres ou tristes, estudar para entender por que e para que estamos vivos; é trabalhar para ganhar o pão de cada dia; é educar-se e educar os filhos; é ser útil à comunidade em que se vive; é dar bons exemplos; é ter família e viver em harmonia no lar e na sociedade.
Tenho encontrado vários amigos que reclamam de serem “velhos” e outros que dizem não querer ficar velhos. Eu lhes digo que quem não quer ficar velho deve morrer antes. O certo, mesmo, é nós não sermos velhos, e sim, idosos.
Faz algum tempo, recortei um artigo de um jornal que fazia a seguinte pergunta: “Você é idoso ou é velho?” Infelizmente, não trazia o nome do autor. Ele diz: “(...) idoso é quem sonha; velho é quem apenas dorme. Idoso é quem se exercita; velho é quem só pensa em descansar. Idoso é quem faz planos; velho é quem só tem saudades. Idoso é quem procura curtir o que lhe resta da vida; velho é quem está esperando a morte chegar. Idoso é quem ainda sente amor; velho é quem não ama mais, é apenas ciumento e possessivo. Idoso é quem acha que a vida se renova a cada dia; velho é quem acha que a vida acaba a cada noite. Idoso é quem tem olhos no horizonte futuro, onde o sol desponta; velho é quem, com sua própria miopia, só enxerga as sombras do passado”.
Afinal, você é velho ou é idoso? Então complete a frase: “Viver a vida é...”

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina