palhocense.jpg

Falando Sério - Edição 584 - 13/04/17

13 Abril 2017 11:50:32

Charge Juarez Nahas 14.jpg

Idealismo

O idealismo não é apenas uma teoria filosófica. Estamos errados se acharmos que o idealista é apenas um sonhador. O idealista tem “os ideais de conduta como guias da ação humana, subordinando o pensamento e a conduta a um ideal”.
Infelizmente, não é ao que assistimos no mundo atual, onde prevalece o pensamento realista e egoísta, por tudo a que assistimos nas atitudes dos seres humanos, que, a cada dia que passa, tornam-se mais ignorantes, grosseiros, imorais e sem caráter. Os mal-educados de hoje desconhecem as palavras: com licença, obrigado, por favor, desculpa, sim senhor(a) e todas as atitudes que gentileza e o respeito podem proporcionar, na convivência social.
Tudo isso poderia ser ensinado como uma iniciação educacional. Deveria ser, primeiramente, no lar; depois, na escola, com respeito às normas sociais. Acontece que, nos dias atuais, o politicamente correto, pela imposição agressiva das novas normas de conduta, e pelas razões acima descritas, está destruindo a sociedade e provocando maiores desentendimentos na estrutura social.
Vejamos: se alguém reage a um assalto e agride um bandido menor de 18 anos, quem reagiu e se defendeu será processado porque bateu num menor; se num círculo de pessoas conversando, brancos e negros, alguém chamar um amigo de “negão”, mesmo sem conotação racista, pode ser processado por racismo e danos morais; se alguém disser que o outro(a) é “gordo” ou “magrela”, também sofrerá processo; se um cão vier nos morder e dermos um pontapé nele, podemos ser processados por violência contra os animais; as “cotas” nos vestibulares ou concursos públicos só servem para aumentar o ódio.
Fui educado por uma mãe que me ensinou não haver diferença nenhuma entre raças, sexo e classe social. Sempre tive e ainda tenho muitos amigos, sem preconceito algum. A única diferença era no caráter de cada um.
Lamentavelmente, a raça humana vive um século de atraso mental, educacional e moral, apesar da tecnologia. A grande maioria age como se tivesse apenas direitos, já que os deveres só devem ter os educados. A culpa é dos exemplos que dão maus políticos, incompetentes e corruptos. Todos os municípios sofrem da mesma doença: incompetência e corrupção.
Os estados e os municípios vivem chorando que não têm arrecadação suficiente para atenderem a população. É só acabar com os municípios pequenos, que não arrecadam o suficiente para pagarem prefeitos, vereadores, secretários, cargos comissionados, aluguéis desnecessários e muitos outros absurdos.
Se algum dia tivermos administradores, autoridades em geral, políticos, empresários, num maior número de idealistas, o mundo será bem melhor, porque o POVO SEM CULTURA E SEM IDEALISMO É POVO ESCRAVO.

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina