palhocense.jpg

Nascido para lutar

03 Agosto 2017 11:52:33

Carateca da Ponte do Imaruim venceu luta profissional de muay thai em evento realizado no interior paulista, no último sábado (29)

20170801_162933Resultado.jpg
Foto: Luciano Smanioto
Campeão brasileiro de caratê, Emerson Schutz exibe o troféu de campeão no muay thai

O leitor do Palhocense já conhece as façanhas de Emerson Schutz no caratê. Já mostramos o título brasileiro conquistado pelo morador da Ponte do Imaruim no ano passado e também sua participação no campeonato mundial, no Japão. No último sábado (29), Emerson conquistou mais um troféu, desta vez em outra arte marcial: ele venceu uma luta casada em peso até 75kg durante o 1º Guararapense Fight Muay Thai, em Guararapes (SP).
Emerson já havia disputado um combate no kickboxing, mas no muay thai, foi a primeira luta profissional. Ele conta que começou no caratê, mas sempre praticou outros esportes. “O que é de luta em pé, já treinei tudo”, garante o lutador. A expertise no caratê Kyokushin ajuda na hora de subir ao ringue. “Minha raiz é o caratê, e tem golpes que eu faço no muay thai que a molecada não espera, porque eles não treinam, não conhecem”, comenta.
O palhocense treina com Rafael Back na equipe Inside, que tem uma rede de academias espalhadas pelo Brasil. Foi essa equipe que ele defendeu no evento no interior paulista. O combate na categoria até 75kg exigiu um certo “sacrifício”. Emerson tem 1m80 e seu peso “normal” costuma girar em torno de 80kg. “A gente faz o corte de peso. Tem luta que eu faço no muay thai até 70kg. O que a gente faz, na verdade, é uma desidratação, faltando uns dois dias para a pesagem. Eu perdi cinco quilos de quinta para sexta-feira”, explica.
A luta, diante de um atleta de Araçatuba (SP), teve três rounds de três minutos cada. Emerson venceu por pontos, em decisão unânime dos juízes. “Foi uma luta dura, mas ganhei os três rounds, na estratégia. Fiz meu jogo, puxei a luta para a longa distância e trabalhei no meu ponto forte, vou muito bem nos chutes”, detalha. 
O atleta de Palhoça elogia o evento. “Foi bem bacana. Ficou bonitão, com jogo de luzes, ringue, narrador, tudo bem organizado. E a entrada era um quilo de alimento, então, o ginásio estava lotado”, destaca.
Participar de eventos como esse é importante para o lutador ganhar ritmo de competição. Isso pode fazer a diferença no Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê, em Naviraí (MS), no próximo dia 12. Emerson já confirmou presença no torneio, onde defende o título na categoria peso médio (até 81kg). O atleta conta com o apoio da Fadesc, onde cursa Educação Física, e também contou com a colaboração do vereador Luciano Pereira (PSB). O vereador também está ajudando na captação de patrocínio para a disputa do Campeonato Europeu, em outubro, em Barcelona, na Espanha.

 

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina