palhocense.jpg

Ajude o Lucas a jogar futebol em Barcelona

11 Maio 2017 10:17:22

IMG_9743.JPG
Foto: NORBERTO MACHADO
Garoto de 11 anos, que mora na Praia de Fora, foi pré-selecionado para disputar a Barcelona Cup

Nesta edição voltada à solidariedade, temos mais um convite a fazer ao leitor: ajudar o jovem Lucas Silveira Espírito Santo a embarcar para a Espanha, onde disputa um campeonato de futebol society, em julho. A cidade que abrigaria o primeiro torneio internacional do garoto, morador da Praia de Fora, não poderia ser mais convidativo: a Barcelona onde seu ídolo, o meia-atacante argentino Lionel Messi, vem encantando o mundo nos últimos anos.
A Barcelona Cup não é organizada pelo clube catalão, mas a garotada selecionada, que atua nas escolinhas do Kretzer Soccer Indoor, em São José, pode ter o privilégio de interagir com os ídolos do time, como Messi, Neymar e Suarez – isso se o elenco profissional estiver fazendo a pré-temporada “no quintal de casa”. Sem falar que o próprio campeonato, que reúne mais de 100 equipes do mundo inteiro, é uma vitrine imperdível. “Não é um teste, mas é um campeonato que sempre tem gente olhando. O Messi, mesmo, foi pra lá com nove anos de idade, arrebentou num campeonato desses aí e o Barcelona já trouxe a família dele pra morar lá”, comenta Leonardo Kretzer, proprietário do complexo onde Lucas desfila seu futebol duas vezes por semana.
O outro lugar onde ele joga é o Palmeiras, do Roçado, também em São José. Lá, no futebol de campo, ele é lateral-esquerdo; no society, em que jogam seis jogadores de linha e um goleiro, ele se transforma em atacante. Se ele prefere dar assistência ou marcar o gol? “Eu faço os dois, mas gosto mais de fazer gol”, revela, sem cerimônia, com um largo sorriso no rosto.
A mãe, Tamara Monteiro, garante que Lucas é um dos destaques do time e sempre balança as redes. “Ele é um menino que sempre se destaca nas aulas, sempre faz bastante gol. Além de fazer gol, ele tem muita visão de passar a bola para o outro fazer o gol”, elogia. Ela tem driblado as tarefas como designer de sobrancelhas no salão de beleza onde trabalha para dar mais atenção à árdua tarefa de buscar recursos para bancar a viagem. O valor é alto: R$ 10 mil. Por isso, a família está vendendo uma rifa – o prêmio é uma SmarTV de 32 polegadas. São 2 mil números, cada um custando R$ 5. Se todos forem vendidos, está garantido o custeio da viagem, marcada para o dia 30 de junho – a volta é no dia 8 de julho. O sorteio será no dia 17, na conta do garoto no Instagram (@lucasrumoabarcelona–), e o prêmio será entregue pelo próprio Lucas. O garoto já terá voltado da viagem, cheio de histórias pra contar. “É uma grande experiência cultural, conhecer outro país, conhecer o campo do Barcelona, jogar contra meninos que não falam tua língua, é uma experiência muito legal”, observa Leonardo, que já jogou fora do país e viveu de perto o prazer do futebol em terras estrangeiras.
Para o Lucas, tudo é lucro: vai jogar futebol, que é a coisa que mais gosta de fazer, e ainda por cima estará mais perto do ídolo Messi. “Pra mim, ele dribla bem e faz uns golaços”, avalia, justificando a idolatria. “Ele respira futebol. E ninguém da família joga, só ele mesmo. Ele adora, é dia e noite, se deixar, é só futebol”, conta a mãe.
Diante da paixão do garoto pela bola, Tamara está fazendo de tudo para arrecadar o dinheiro necessário para cobrir as despesas da viagem. “Vou até dar uma parada na minha agenda no salão pra poder sair com ele para vender a rifa”, projeta. O passaporte já foi providenciado. E se a comunidade ajudar, o ticket da passagem de avião não vai demorar muito para ser emitido.

 

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina