palhocense.jpg

Editorial - Edição 595 - 29/06/17

29 Junho 2017 10:58:18

Ilustração editorial 25.jpg

Desbravando o conhecimento

O processo de ensino não é mais o mesmo. Pelo menos não deveria ser. O antiquado sistema de um emissor e dezenas de receptores já não faz o mínimo sentido. As salas de aula com um professor isolado à frente e com fileiras de alunos em linha de produção industrial, tão bem retratadas no clássico “The Wall”, do Pink Floyd, deveriam ficar, mesmo, só no passado.
A era do conhecimento, da qual fazemos parte, instituiu o compartilhamento de saberes e experiências. Vejamos, por exemplo, a evolução dos telefones. Se você tem mais de 30, lembra dos orelhões na Praça Sete e do sistema de fichas que usávamos para fazê-los funcionar (por alguns segundos, quando a ligação era interurbana). Bem, não precisa dizer o quanto esse aparelho evoluiu. Na educação, a velocidade da evolução não é a mesma, mas, pelo afinco de profissionais dedicados, começamos a notar mudanças também nesse meio.
A edição 595 é também uma vitrine para experiências educacionais de sucesso. Professores palhocenses derrubaram as paredes das salas de aula e foram buscar conhecimento por toda a parte. Os alunos clamam por isso. Querem opinar, descobrir e desbravar. Seria um crime mantê-los acorrentados às decorebas e às informações enciclopédicas, quando eles guardam, no bolso, o acesso ao mundo.

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina