palhocense.jpg

Editorial - Edição 588 - 11/05/17

11 Maio 2017 09:59:26

Ilustração editorial 18.jpg

Tudo pelos outros

Ano passado, em uma parceria entre a Liga Palhocense de Futebol, o jornal Palhocense e a página na internet Esporte Amador, entregamos a comenda de Amigo do Futebol Palhocense ao popular Coquinha. Para quem não o conhece, ele é uma figura importantíssima para a formação de milhares de pequenos cidadãos palhocenses. À frente de uma escolinha de futebol sem fins lucrativos, Coquinha dá aula há mais de duas décadas e hoje atende mais de cem alunos.
Embora desempenhe um papel tão importante em nossa cidade, ele nunca havia sido reconhecido e chegou a duvidar da veracidade do prêmio. Coquinha nos recebeu em sua casa no final do ano passado da mesma forma que atende as crianças: espontânea, simples, mas muito carinhosa. 
Naquele momento, ficou claro que Palhoça precisava fazer mais por aquela família. A casa em que moram não oferece segurança ao professor, à esposa e aos dois filhos portadores de necessidades especiais.
No ano passado, Coquinha sofreu um AVC, o que lhe impediu de continuar apitando jogos de futebol à noite (função que desempenhava para o sustento da família). Durante a visita, perguntei para Coquinha o que era mais urgente para ele. Qual era sua maior necessidade. Ele não hesitou em dizer: “Eu sei que a Prefeitura pode contratar um professor de forma temporária”. Logo pensei: nada mais justo do que a Fundação de Esporte o contratar. Mas logo Coquinha emendou: “Gostaria que eles contratassem um professor auxiliar para o meu projeto. Sei que depois do derrame não tenho conseguido atender tão bem meus alunos”. 
Agora é com você, amigo leitor!


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina