palhocense.jpg

Editorial - Edição 581 - 23/03/17

23 Março 2017 10:15:36

Ilustração editorial 11.jpg

Mais do que morar

Já somos mais de 161 mil palhocenses, garante o IBGE, apontando números de 2016. Temos uma das curvas de crescimento e densidade populacional mais íngremes do estado. Devemos comemorar ou lamentar? Vejamos: com maior número de habitantes, cresce a economia local, o número de empreendimentos empresariais, a oferta de mão de obra... Porém, as filas e o abismo social entre o cidadão e os serviços básicos fica ainda mais colossal.
É matemático! Novos empreendimentos = novas famílias = + crianças... A equação deveria continua assim: = + vagas em creches = + leitos na saúde... Mas não precisamos dizer aqui que a conta não fecha.
Na semana passada, Palhoça recebeu uma comitiva de políticos de Brasília. Estavam aqui, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, o senador Paulo Bauer, o deputado federal Esperidião Amin... Vieram entregar as chaves de 480 novos apartamentos adquiridos por famílias beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. No dia seguinte, todos eles já viajavam confortavelmente rumo ao Distrito Federal. Enquanto isso, Palhoça assumia mais uma dívida social. Já que não é capaz de atender essa população.
Queremos, sim, casa... Mas queremos que ser “palhocense” seja mais do que morar em Palhoça. Seja amar essa terra, ter dignidade e ser cidadão.

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina