palhocense.jpg

Editorial - Edição 575 - 09/02/17

09 Fevereiro 2017 07:43:16

Ilustração editorial 05.jpg
Sorte ou juízo
Todo aluno sabe que tem suas obrigações. Pontualidade, disciplina e rendimento lhes são exigidos diariamente. Mas aqui, queremos falar sobre os direitos. Os mais básicos deles são o acesso e a segurança. Aqui em Palhoça, não há garantia de ambos em muitos casos.
Esta semana, muitos dos estudantes da rede municipal deram com o nariz na porta, depois de toda expectativa para o início do ano letivo. O dia 6 foi trocado pelo dia 8 e muitos não haviam sido informados. Desde o mês passado, expomos aqui situações de falta de estrutura nas escolas do município. Os pais estão preocupados, pois alguns prédios dão sinais de deterioração – resultado de pouca manutenção e muita economia durante a construção.
É lamentável, mas a rede municipal, nesses casos, não fez a tarefa de casa. Precisaram deixar para os últimos dias os trabalhos de manutenção? Deixaram para estudar no dia da prova e isso qualquer estudante sabe que não dá certo.
A falta de vagas, e esse assunto já foi aqui explorado, segue como uma das principais deficiências de nossa rede. As contas não fecham... As filas são complexas e pouco transparentes... Alguns levantamentos dão conta de que temos um déficit de mais de 4 mil vagas na Educação Infantil.
O ano letivo está começando e o que desejamos para a educação de Palhoça é sorte, porque juízo... Não é o nosso forte!

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina