palhocense.jpg

Alternativas para o uso do aparelho ortodôntico em qualquer idade

24 Março 2011 09:10:00

Novas técnicas contemplam aspectos estéticos e funcionais

Aparelho Ortodontico
Foto: Imagem ilustrativa

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dentofaciais.
Se a criança está com seis anos ou mais, vale a pena fazer uma avaliação com um ortodontista. Muitas vezes um problema é de fácil solução hoje, mas se complica com o tempo. Mesmo com dentes de leite na boca, o tratamento pode ser iniciado, mas não realizando movimentos nos dentes diretamente, e sim reorganizando a musculatura e as funções da boca (respiração, deglutição, fala e mastigação). Isto vai influenciar diretamente no desenvolvimento ósseo e na posição dos dentes no futuro. Após uma avaliação, o ortodontista vai pedir a documentação ortodôntica com radiografias, fotos e o modelo das arcadas em gesso. Assim, ele pode fazer o planejamento do caso e definir o tipo de técnica necessária.
Os adultos estão cada vez mais interessados no tratamento ortodôntico, isto provavelmente se deve ao aumento da aceitação social pelo uso do aparelho. São motivados pela expectativa de melhorar a aparência de seus dentes, embora alguns esperem por um alívio da disfunção da articulação temporomandibular. Entretanto, o tratamento em pacientes adultos mostra características diferentes dos adolescentes, pois os mesmos não apresentam um crescimento ativo e suas aspirações mediante o tratamento são definidas, isto é, desejam um tratamento rápido e que elimine suas queixas, além de serem frequentemente acometidos de doenças periodontais. Neste sentido, a terapia ortodôntica pode facilitar a administração de vários reconstituintes e problemas (dificuldades estéticas relativas a dentes fraturados, dentes inclinados, espaço protético aumentado ou inadequado, dentes malformados e diastema).
Atualmente, por questões de estética, foram desenvolvidos aparelhos diferenciados, tendo como característica principal serem de difícil percepção (feitos com materiais que imitam a cor dos dentes). Por todas estas razões, é importante que o ortodontista esteja capacitado para o manejo clínico adequado destes pacientes.
Gustavo B. Zanatta
CRO/SC 9427
 

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina