palhocense.jpg

FECAP acontece em conjunto com a Festa do Padroeiro

19 Julho 2012 12:26:04

Tradições da cultura açoriana de PH serão celebradas entre os dias 03 e 05 de agosto

Texto: Maria Júlia Manzi
Secretária de Educação divulga cartaz com programação do evento
Foto: Marcelo Bittencourt

A tradicional Feira da Cultura Açoriana de Palhoça (FECAP) acontecerá, este ano, nos dias 03, 04 e 05 de agosto (sexta-feira, sábado e domingo). Mais uma vez, a feira trará artesanato, gastronomia e danças folclóricas, mas, este ano, com algumas novidades.

A primeira delas é que, pela primeira vez, será realizada em conjunto com a festa do Padroeiro da Cidade, Bom Jesus de Nazaré. A missa de domingo será feita em estilo açoriano e a procissão será acompanhada pelo desfile de alegorias. “Isso é muito significativo, porque a religiosidade católica é uma característica marcante da cultura açoriana”, lembra a Secretária de Educação, Jocelete Isaltina dos Santos.

Este ano, a festa também irá envolver 14 municípios, que irão participar do desfile de alegorias, apresentações culturais e da exposição de artesanato. Pelo menos 21 grupos nativos de artesanato, música e folclore estarão presentes.

A FECAP é um dos fortes motivos que levaram Palhoça a ser indicada ao prêmio estadual de Açorianidade. No dia 16 de agosto, a Secretária de Educação irá receber, em nome do Município, este troféu, que é promovido pela SORFEST (Festa açoriana de Santa Catarina), em São Francisco do Sul. O prêmio reconhece o papel do Município na divulgação da cultura açoriana.

Segundo Jocelete, o objetivo da festa é buscar a identidade açoriana do Município: “Nosso foco não é atrair um público que valoriza nossa cultura. É uma festa com fim educacional, cultural e de preservação da identidade”, afirma.

A Prefeitura espera que, nestes três dias, passe pelo Palhoção um público de cinco a dez mil pessoas.

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina