palhocense.jpg

Exposição traz mosaico da cultura açoriana em SC

19 Julho 2012 10:35:49

A partir de 13 de julho cinco artistas expõem obras sobre herança açoriana na UFSC

Exposição traz mosaico da cultura açoriana em SC

Diferentes percepções sobre a herança cultural dos antepassados vindos do Arquipélago dos Açores no século XVIII se entrecruzam na exposição “Cinco Olhares sobre a Cultura Açoriana”. A mostra abriu no dia 13 de julho, no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos da Secretaria de Cultura da UFSC. Plinio Verani, Elias Andrade, Soli, Hassis e Neri Andrade: são cinco olhares, cada qual interpretando com seu estilo as heranças culturais no litoral catarinense.

Em cada obra, os artistas mostram seu olhar distinto sobre a colonização e sua herança cultural, enfocando a chegada dos imigrantes, o artesanato, a pesca, a arquitetura e a religiosidade. Até o dia 31 de agosto, quando se comemora o mês do folclore, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, o público em geral pode ter acesso gratuito a esse mosaico plástico da arte e da história catarinense.

Com pinceladas rápidas em acrílico sobre tela, Elias Andrade mostra a pesca, as rendeiras e principalmente as festas do Divino Espírito Santo. Também trabalhando acrílico sobre tela, Soli, por sua vez, mostra uma visão feminina da cultura, enfocando a imagem da mulher no artesanato e no folclore. Acostumado que é a trabalhar com esculturas de grande porte e mostrar em conjunto as atividades relacionadas à herança açoriana que se passam no centro histórico de São José, Plinio Verani traz obras com telas de grandes proporções.

Hassis está presente na exposição com uma obra realizada em 1999 que representa a chegada dos açorianos em Nossa Senhora de Desterro (hoje cidade de Florianópolis). Neri Andrade, o artista naif, traz do imaginário para a pintura sua infância em Santo Antônio de Lisboa, evocada na figura dos engenhos, casarios e das festas do Divino Espírito Santo. Informações e agendamento de visitas para escolas devem ser feitos com o coordenador do Nea, Joi Cletison, pelo telefone 48 3721.8605 u  pelo e-mail joi@nea.ufsc.br.


Serviço:

Local: Espaço Cultural do NEA/Universidade Federal de Santa Catarina

Período de visitação: 13/07 a 31/08/2012.

Horário: 2ª a 6ª feira das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.

Informações e agendamento para escolas: 48-3721.8605 ou joi@nea.ufsc.br

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina