palhocense.jpg

Conhecimento aberto ao público

05 Julho 2012 13:22:02

Depois de dois meses encaixotado, acervo municipal com 10 mil exemplares volta a ser consultado, agora em novo endereço

Texto e fotos: Francisco Dantas
Novo endereço conta com espaço amplo e arejado, com cantinho para as crianças

Após mais de dois meses de espera, finalmente, os usuários da Biblioteca Pública Municipal Guilherme Wiethorn Filho podem consultar ou emprestar livros. A mudança da antiga sede para a atual, também alugada, ocorreu nos dias 31 de maio e 1º de junho. Depois de um mês de organização do acervo no novo endereço, a biblioteca já está aberta ao público. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem fechar para almoço.

A sede provisória está localizada no térreo do bloco B do Residencial Gustavo Kirchner, na avenida Prefeito Nélson Martins, no Centro de Palhoça, perto da ponte sobre o Rio Passa Vinte. O edifício, de cores amarelo e branco, ainda não tem sinalização ou placa da biblioteca. A sala que abriga o acervo tem uma área construída de 276 m², com dois banheiros, e foi alugada pela Secretaria Municipal de Educação por R$ 6 mil mensais.

Além da falta de sinalização interna e externa, até a semana passada, não havia lâmpadas na sala alugada. A energia elétrica, por sua vez, foi disponibilizada somente a partir da última sexta-feira (29). A internet na nova sede deve ser instalada ainda esta semana.

O novo espaço ocupado pela biblioteca, com as tradicionais estantes metálicas, as mesas para estudo e os computadores, também possui um local com almofadas, reservado para crianças. “Também oferecemos ao público, além do acervo que já possuíamos, mais 700 livros com títulos de todas as áreas”, avisa a bibliotecária responsável, Erli Paulo.


Biblioteca on line:

A coleção de livros recém chegados à unidade, que vieram por meio de edital da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), está em fase de catalogação. Uma nova remessa de 700 obras ainda deve vir para a biblioteca palhocense. De todo o acervo municipal, composto por cerca de 10 mil exemplares, 4.761 itens estavam cadastrados na base de dados BlioShop até o dia 25 de maio.

A consulta dos materiais pode ser feita no site da Prefeitura de Palhoça (palhoca.sc.gov.br). Na barra esquerda da página inicial, onde aparece “Sites Úteis”, deve-se clicar em “Biblioteca Online” para ter acesso à base de dados.


Sede:

A Biblioteca Pública Municipal Guilherme Wiethorn Filho foi criada em 1975, na gestão do prefeito Odílio José de Souza. Desde a criação, a biblioteca já mudou nove vezes de lugar. Para a responsável pela unidade, Erli Paulo, uma “casa própria” irá contribuir para que as pessoas criem o hábito de visitar a biblioteca.

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina