palhocense.jpg

Voluntários convocam mutirão de limpeza no Vale da Utopia

18 Maio 2017 09:50:02

Foto Marcelo Bittencourt Vale da Utopia (16) c.jpg
Vilmar Godinho, um dos voluntários, está preocupado com quantidade de lixo deixada por visitantes

O Vale da Utopia vai se transformar no “vale da solidariedade” neste domingo (21). Um grupo de voluntários convoca a população a incorporar um mutirão de limpeza da área, localizada entre as praias da Pinheira e Guarda do Embaú e muito procurada por quem gosta de ambientes naturais preservados. O problema é que algumas pessoas que acampam no local acabam transformando o lugar num verdadeiro depósito de detritos, levados para o mato e abandonados.
Um dos voluntários que lidera o movimento é o jornalista e artista plástico Vilmar Godinho. “Dizem que o Vale é um lugar mágico, maravilhoso, um paraíso. De fato, ele proporciona um grande bem estar a quem o procura. Por causa disso é cada vez mais conhecido e frequentado. Isso não é ruim, pois é dentre os que o procuram que surgem os que se identificam e zelam pelo lugar. Infelizmente, o Vale também é procurado pelos que desfrutam sem se importar em mantê-lo preservado, como os que acampam em locais não permitidos, abrem clareiras na mata, contaminam as águas e o solo, deixando todo o seu lixo para trás, como se a natureza pudesse absorvê-lo”, lamenta.
O grupo de voluntários vai se reunir às 8h na subida do morro, em frente à entrada do Camping Pinheira, para se dirigir aos locais da limpeza. Os interessados em participar do mutirão podem se reunir com o grupo no início da atividade ou então seguir as indicações na trilha entre a Praia de Cima e a Prainha. Os locais para a remoção do lixo são de difícil acesso, por isso é bom ir preparado, com roupas leves e confortáveis, calçados aderentes e garrafas de água. Luvas e sacos plásticos serão de grande utilidade. Todo o material recolhido será destinado à reciclagem através do Centro de Triagem da Associação Pró-Crep.
Os voluntários querem chamar a atenção da comunidade e das autoridades responsáveis para a necessidade de recuperação e limpeza do local. “Com este movimento que estamos iniciando, esperamos não só fazer a limpeza, mas também chamar a atenção sobre o Vale, para que a comunidade cuide do que é dela, que as autoridades responsáveis assumam seu compromisso de protegê-lo e os turistas tratem com mais respeito este paraíso”, comenta Vilmar.
Por defender incansavelmente a preservação da área, Vilmar ganhou o apelido de “Guardião do Vale”. Ele, inclusive, passou 26 anos morando em uma caverna dentro do Vale da Utopia, que pertence ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Isso até o ano passado, quando o Ministério Público (MP) entendeu que a permanência do ermitão naquela área de proteção ambiental seria irregular. O processo segue na Justiça. “Ainda não me chamaram para nova audiência, embora tenha se passado quase um ano desde a última”, informa (a última audiência, em que não houve acordo entre o MP e a defesa do jornalista para a sua permanência no local, foi realizada em agosto do ano passado).


Mutirão de limpeza

Participe!

Uma página do evento foi disponibilizada para sugestões e de colaborações para transporte, sacos de lixo, luvas, frutas para os participantes e recreacionistas para cuidar das crianças. Acesse no link goo.gl/fzDMTB
Os organizadores pedem que os participantes que não levem seus cães ao mutirão por se tratar de animais predadores da fauna nativa

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina