palhocense.jpg

Emoção e arte

13 Julho 2017 10:28:25

Caic realiza a terceira edição da Mostra de Teatro Infantil: diversão para a criançada e orgulho para os pais

Isonyane Iris
caic.JPG
Foto: Norberto Machado
Apresentações de teatro seguem até a sexta-feira (14)

Concentrados em cada detalhe e com figurinos muito criativos, alunos de um a cinco anos encantam e enchem de orgulho pais, professores e familiares ao se apresentarem na 3ª Mostra de Teatro Infantil do Caic, no Passa Vinte. O evento, que tem por objetivo entregar as avaliações aos pais, segue com as apresentações até sexta-feira (14), nos períodos matutino e vespertino.
Em sua terceira edição, a Mostra de Teatro Infantil está contando a cada ano com a participação de mais pais, que afirmam ser um prazer vir até a escola para ver seus filhos no palco. “Essa forma que a escola tem usado para interagir as crianças com teatro e ainda nos proporcionar o prazer de ver nossos filhos atuando tem sido gratificante para todo mundo, eu mesmo sempre me emociono”, afirma Maurício Luiz, pai de aluno e morador do bairro Passa Vinte.
Segundo a coordenadora da Educação Infantil do Caic, Diocleía dos Santos Réus, a cada ano mais pais têm comparecido às apresentações, um resultado que demonstra que a iniciativa de aproximar os pais da escola tem dado certo. “Nós sempre pedíamos que os pais comparecessem para a entrega das avaliações, mas infelizmente muitos deles acabavam não vindo. Hoje, essa realidade mudou, quando os convidamos para verem suas crianças apresentando uma linda peça de teatro, os pais acabam se motivando a vir. A cada ano, temos percebido a presença de mais pais nas apresentações, hoje chegamos a alcançar próximo da metade. Com isso, nós também aproveitamos para trabalhar algo dentro da Educação Infantil que o teatro proporciona: o lúdico, a imaginação, a expressão, entre outras técnicas importantes”, destaca.
Emocionada com a apresentação da filha de apenas 1 ano, aluna do GT1, Cristiane da Silva, moradora do Passa Vinte, afirma que ver sua filha apresentando uma peça de teatro foi encantador, tanto que a mãe fez questão de ir nas duas apresentações, pela manhã e à tarde também. “Eu não resisti, estive pela manhã e me apaixonei, então voltei à tarde. Foi maravilhoso, as crianças fizeram tudo bem direitinho e não choraram. O mais incrível foi perceber o quanto isso fez bem para eles, digo pela minha filha, que chegava em casa cantando a musiquinha, dançando, ou seja, mesmo sem saber falar tudo, ela já expressava sobre a atividade que estava sendo ensaiada. Eles apresentaram a peça sobre o Curió do Bico Doce, uma escolha linda feita pelas professoras, que sem dúvida estão de parabéns”, elogia a mãe, afirmando não ter palavras para expressar o orgulho que sente de ver a filha apresentando pela primeira vez, e o quanto agradece a instituição pela iniciativa.
Emocionados e com os celulares apontados esperando as cortinas se abrirem, pais e familiares não conseguem esconder o orgulho de assistir, muitos pela primeira vez, aos seus pequenos no palco. Daniela Dias, moradora de Florianópolis e madrinha de uma das alunas, também fez questão de vir conferir de perto a apresentação de estreia da afilhada. “Tudo muito lindo, não tenho nem o que dizer. Posso afirmar pela minha afilhada, que vinha falando dessa apresentação todos os dias e que dava para perceber, o quanto o teatro acrescentou na vida dela”, elogia.
Orgulhoso e com o celular pronto para gravar, o pai Everton dos Santos, esperava ansioso pelo início da apresentação da sua filha, que este ano protagonizava a noiva em o Casamento do Seu Minhoco. “É com certeza uma ideia muito legal, a escola está de parabéns. No ano passado quem veio foi minha esposa, mas esse ano eu fiz questão de vir e está sendo emocionante”, descreve o pai.
Às vezes é preciso se esconder, pois algumas choram, mas a maioria das crianças fica com os olhinhos atentos, procurando na plateia aquele olhar familiar tão esperado, e quando o encontra o sorriso toma conta de cada rostinho, demonstrando a alegria completa em ter seus pais e familiares os prestigiando. “É impressionante ver a dedicação de cada um com seus personagens. Eles se entregam à atividade de uma forma que nos deixa impressionados. Do mais novo até os maiores, com cinco anos, a atividade proporciona uma experiência e uma oportunidade maravilhosa para cada um. Sem contar do orgulho que sentimos e do quanto saímos daqui agradecidos pela oportunidade”, elogia a mãe Fernanda Soares.
“A nossa proposta ainda é a mesma: desenvolver as habilidades que as crianças têm e ainda aproximar os pais da escola. Nessa idade, eles não têm medo de pôr para fora o lado artístico, que é bem visível em muitos alunos. Hoje na Educação Infantil fazemos semestralmente uma avaliação descritiva, com o teatro nós proporcionamos aos pais de assistirem aos seus filhos e ainda pegar suas avaliações. Só podemos agradecer as professoras pela dedicação e também aos pais pela participação”, finaliza a coordenadora.

 

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina