palhocense.jpg

Drenagem de campo no Bela Vista é questionada

20 Abril 2017 15:38:26

IMG_9157.JPG

Moradores do Bela Vista estão ansiosos para voltar a ter um campo de futebol no bairro. A reforma iniciou no ano passado. A Prefeitura informa que a obra está pronta e já está planejando a inauguração. Mas para a população local, o novo campo não está nas condições ideais.
Os moradores relatam que a reforma iniciou nos primeiros meses do segundo semestre de 2016 e o trabalho de implantar o sistema de drenagem, plantar a grama e posicionar as traves não demorou muito. A partir de então, veio o período de espera para que as raízes da grama, tipo Esmeralda, se consolidassem. O problema é que neste meio tempo a chuva comprovou um temor da comunidade: o de que o sistema de drenagem não suportasse a força da água.
Uma breve observação do campo já permite vislumbrar o problema. A reportagem do Palhocense esteve no Bela Vista em um dia seco, sem chuva, e constatou muita água empoçada, dentro e fora das quatro linhas. Nas laterais, junto ao alambrado (que não estava na proposta de reforma inicial feita pela Prefeitura e foi conquistado a muito custo, segundo os moradores), a água está sempre ali, faça chuva ou faça sol. E em uma porção considerável do campo, que fica posicionada justamente em cima de um olho d’água, o gramado vira um “banhadão” rapidamente. Os moradores avaliam que seria necessário cavar tudo de novo, ampliar a quantidade de pedra-pulmão sob a grama, para melhorar a drenagem, e então replantar o gramado.
No lado esquerdo do campo, junto à rua Aureliano Medeiros, está sendo construído um bar e um vestiário. O dinheiro foi arrecadado em eventos junto à própria comunidade pela direção do time de futebol local, o Bela Vista, que faz ótima campanha na Liga dos Campeões, mesmo jogando sempre “fora de casa” - o time tem mandado seus jogos no campo do Cerâmica, no bairro São Sebastião.
Além da drenagem, há outro problema: o campo tem sido utilizado de forma inadequada por alguns moradores, que usam o espaço para deixar animais de grande porte, como cavalos. A polícia frequentemente é chamada para intervir, mas assim que os policiais deixam o local, os donos voltam a levar os animais até ali.
Mesmo antes da inauguração, crianças e outras pessoas da comunidade também utilizam o campo para jogar bola e até para fazer piquenique. Isso porque não foi feita uma área de lazer no entorno do campo oficial, como a comunidade queria. Há um espaço amplo no lado direito do campo. Se bem utilizado, poderia transformar a área em um complexo esportivo, com um campo de futebol de areia e instalar uma academia ao ar livre. Hoje, é uma área “partilhada” por barro e entulho.
Quando começarem os jogos oficiais do time do Bela Vista, uma pessoa será contratada para cuidar do local. Até lá, está sujeito até à depredação. Boa parte da tela do alambrado já cedeu.

 

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina