palhocense.jpg

Bombeiros e PM fazem exercício conjunto em PH

13 Julho 2017 11:01:04

bombeiros3.jpeg

Dando continuidade às comemorações do Dia do Bombeiro, celebrado em 2 de julho, durante a tarde de quarta-feira (5) o Corpo de Bombeiros Militar de Palhoça realizou um treinamento de resgate veicular com os integrantes do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina. Foram repassadas técnicas de estabilização de veículos e extração de vítimas. 
As aeronaves da Polícia Militar prestam um serviço “multimissão”, ou seja, não atendem somente ocorrências policiais, mas também situações de resgate, atendimento pré-hospitalar, transporte de enfermos e de órgãos, além de prestar apoio aos órgãos ambientais. “Então, este tipo de instrução que está sendo repassado aqui no Corpo de Bombeiros, atualiza procedimentos para a extração de vítimas encarceradas em veículos”, informa o capitão Alex Modolon, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). “Muitas vezes, a nossa aeronave é empenhada para fazer este atendimento pré-hospitalar de uma vítima de acidente de trânsito e a nossa guarnição é a primeira a chegar ao local, às vezes chega antes do Corpo de Bombeiros, então, este conhecimento que está sendo repassado é fundamental para que a gente consiga proporcionar à população que precisa deste serviço, um serviço de melhor qualidade, dentro das técnicas mais atuais que existem no mundo com relação a este tipo de procedimento”, reflete.
O capitão informa que os tripulantes das aeronaves passam por um curso específico, tanto da parte policial quanto da parte de resgate, com cerca de quatro meses de duração. “Eles são inclusive certificados pela UFSC como socorristas. Então, toda a parte de socorro, de atendimento pré-hospitalar que os profissionais do Corpo de Bombeiros prestam, nossos tripulantes dos helicópteros Águia também prestam”, revela.

 


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina