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Consumidor Consciente - Edição 594 - 22/06/17

22 Junho 2017 14:18:23

O consumidor também tem deveres
O Brasil é um dos países com legislação do consumidor mais avançada no mundo. Ultimamente, muito se fala sobre os direitos do consumidor e como exercê-los, mas quem compra também tem deveres e seu cumprimento pode garantir que seus direitos sejam válidos ou não.
Em certas questões, por mais que a culpa por algum problema seja do fabricante ou do comerciante, quem arcará com as consequências será aquele que não foi precavido o suficiente antes de fazer uma aquisição. 


Deveres do consumidor

Conheça os mais básicos 

O primeiro passo importante, neste caso, é saber, amigo consumidor, exatamente o que deseja adquirir. Embora pareça óbvio, esse procedimento o proporcionará uma compra mais segura, eliminando, por exemplo, comprar e depois exigir a possibilidade de arrependimento pela aquisição.

Após comprar um produto, a segunda orientação é a exigência da nota fiscal. O documento em si já é sinônimo de sua garantia. 

Você só tem o direito de se arrepender da compra no caso de aquisições feitas por telefone ou outros meios de longa distância. Isso pode ocorrer sete dias após a pessoa pedir o produto, ou então sete dias depois da entrega, já que você não teve antes a oportunidade de analisar as características da mercadoria. Portanto, se você comprou o produto dentro das dependências física da loja, não poderá mais se arrepender da compra.

Outra dica importante: no momento da compra, você deve verificar se todos os componentes estão em ordem, como por exemplo, se o manual de instruções está em português. Evite montar o produto sozinho. Neste caso, se algo der errado, você, amigo consumidor, pode perder o direito à garantia.


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