palhocense.jpg

Consumidor Consciente - Edição 591 - 01/06/17

01 Junho 2017 11:44:35

Saiba como testar a qualidade do combustível na hora de abastecer 

 

Você, amigo consumidor, tem ideia da qualidade do combustível que vai no seu carro? Já percebeu se deu algum problema depois de abastecer? Muita gente tem essa dor de cabeça. Mas tem uma maneira de se prevenir.

Teste
Muita gente pode não saber, mas você, amigo consumidor, pode pedir o teste de qualidade da gasolina, do etanol e do diesel. Por isso, os postos de combustíveis são obrigados a ter um aviso ao cliente sobre a possibilidade de testar gratuitamente os produtos.
O teste é simples e rápido. É só misturar 50ml de gasolina com 50ml de água com sal. Aí é só mexer o tubo de ensaio e o resultado sai em poucos minutos. A qualidade do etanol pode ser conferida na própria bomba, onde deve haver uma placa indicando o nível de segurança do combustível. Se o volume estiver acima ou na mesma marca da linha vermelha indicada nessa placa, pode abastecer.
Se o posto se recusar a fazer o teste, você pode entrar em contato com o Procon e com a  Agência Nacional do Petróleo (ANP), para que eles fiscalizem o local.

Seus direitos
A melhor forma de evitar esse tipo de transtorno é a prevenção e pedir para fazer o teste de qualidade é uma das alternativas.
Em caso de adulteração, do veículo apresentar problema, é com a nota fiscal que você vai comprovar que houve um nexo de causalidade entre o dano e o abastecimento.


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina