palhocense.jpg

Consumidor Consciente - Edição 589 - 18/05/17

18 Maio 2017 10:53:53

Conheça a realidade sobre trocas após o Dias das Mães
Amigo consumidor, as lojas só terão a obrigação de trocar o produto se estiver com defeito. Se você ganhou uma roupa com o tamanho errado ou que não tenha gostado do modelo, a loja não tem obrigação de trocar. Porém, na maioria das vezes, as lojas aceitam fazer a troca para cativar o cliente. 

Produto com defeito
Agora, se você comprou algo com defeito, você tem por lei 90 dias para reclamar de bens duráveis, como: confecções, calçados, joias, eletrônicos, eletrodomésticos, etc. Se o defeito for aparente, o prazo começa a contar da data da entrega do produto ou da compra na loja. Entretanto, após a reclamação e passados 30 dias, e o comerciante ou o fabricante não tiverem consertado o produto, você pode exigir: a sua troca por outro produto igual, pedir seu dinheiro de volta ou, ainda, um abatimento do preço.

Como reclamar
Para reclamar de um defeito, você precisa apresentar a nota fiscal para comprovar a origem do produto e a data da compra. Também vale recibos, contando que eles tragam CNPJ, endereço e identificação do comerciante ou fabricante. Algumas lojas usam etiquetas com números de série ou códigos de barra para identificar os produtos. Elas são suficientes para provar que você comprou o produto naquela loja.


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina