palhocense.jpg

Consumidor Consciente - Edição 588 - 11/05/17

11 Maio 2017 11:01:23

Cuidado com a fraude no seu cartão
Se você, amigo consumidor, está sendo vítima de fraude no seu cartão, tem o direito de pedir a suspensão das compras feitas indevidamente. Caso você pague as contas cobradas a mais sem perceber ou a administradora insistir em fazer a cobrança, você tem o direito de receber o valor de volta.
Um tipo de fraude comum é aquela feita virtualmente, quando você faz compras pela internet ou pelo telefone e fornece os dados do cartão (número, código de segurança e validade). Quem faz compras em empresas desconhecidas e baixa arquivos de procedência duvidosa na internet corre um risco muito grande. A fraude é um risco e um ônus de responsabilidade das administradoras. 


Fique atento

O que fazer diante da suspeita de fraude

Caso detecte, na fatura, a presença de compras não realizadas, avise a administradora. O cartão deve ser cancelado e substituído

Informe quais são os débitos não reconhecidos e peça a suspensão da cobrança desses valores. A empresa pode emitir uma nova fatura

Anote o número de protocolo do atendimento feito pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Por lei, as empresas têm até 5 dias para solucionar problemas relatados nos SACs. Caso só perceba o problema depois que pagou a fatura ou a administradora insista na cobrança indevida sem seu consentimento, os valores pagos a mais devem ser devolvidos

Caso a fatura seja pago por você no débito automático e por causa do valor em excesso, você acaba pagando juros pelo uso de cheque especial, a empresa também deve devolver esse valor

Em caso de compra parcelada, é interessante registrar um Boletim de Ocorrência e comunicar órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina