palhocense.jpg

Cartão Rosa - Edição 569 - 22/12/16

22 Dezembro 2016 08:40:16

bistro.jpg

Pensamento do Bambi
Se no Natal o espírito é natalino, no ano novo o espírito é novolino


Rescaldo
Figueirense, Joinville e Criciúma poderiam ter ido mais longe, sim, se tivessem a mesma eficiência demonstrada no início de suas competições, com uma pegada mais firme. O Alvinegro e o Tigre irão encarar uma Segundona Brasileira com grau de dificuldade bem maior do que esta que terminou, já que com a participação do Internacional, pela primeira vez, na Série B, deve entrar na competição com o espírito exortado de retornar à elite do futebol brasileiro. O JEC terá que amargar uma Série C para tentar retornar à Segundona, na esperança de não mais passar pela tormenta enfrentada durante este ano.


CR7 e Messi
Dia 09 de janeiro de 2017, esta é a data que a Fifa irá entregar o troféu de melhor jogador do mundo de 2016. CR7 levantou a taça do mundial de clubes com três gols na vitória do Real Madrid sobre o Kashima. Já Messi, sem tantas conquistas nesta temporada, é muito participativo nos jogos do Barcelona. Cristiano Ronaldo é forte candidato a receber mais uma vez o troféu de melhor do mundo. E o que Lionel Messi consegue fazer com a bola no menor espaço é algo inacreditável. Como aquela jogada contra o Espanyol, passando por quatro marcadores com a bola colada na sua mágica canhota. Quem irá ganhar ainda não sabemos. Só sei que todos ganhamos com esses dois monstros sagrados do futebol em campo.


Árbitro de vídeo
É claro que sou favorável a tudo que possa vir a ser beneficente para elucidar os erros de arbitragens durante uma partida de futebol, inclusive o uso da tecnologia. A Fifa está testando o V.A.R (Video Assistent Referee), ou simplesmente o árbitro de vídeo. Em duas oportunidades que assisti na decisão no  mundial de clubes, não aprovei.  No jogo do milionário Real Madrid e Kashima Antlers, o zagueiro Sergio Ramos, que já havia sido advertido com cartão amarelo anteriormente, impediu acintosamente a saída em contra-ataque dos japoneses, segurando o adversário. Deveria receber o segundo cartão amarelo e automaticamente o vermelho.


Final do Mundial
O truculento zagueiro Sérgio Ramos do Real Madrid tem que agradecer ao senhor Janny Sirkazwe, árbitro da Zambia, que apitou a grande decisão do mundial de clubes, quando este mesmo árbitro levou a mão ao bolso para retirar o cartão vermelho, mas pipocou para expulsá-lo. A participação do árbitro de vídeo informando o “juiz” no ouvido, sem dúvidas, foi o destaque negativo desta competição. Esse tal de árbitro de vídeo é uma inovação, mas ainda há muito o que ser discutido. Porque do jeito que está, não dá.


Balanço final
O Brasileirão acabou sem muitas novidades com os grupos do G-4, dos classificados para a Libertadores e os quatro que irão compor a Série B do ano que vem. O balanço final para os clubes catarinenses foi um dos piores. Os resultados ficaram longe de se aproximar do que se poderia reputar de ideal. E aí neste quesito somente a Chapecoense e o Avaí se safaram. Sendo que a Chapecoense foi mais longe para quem projetava participar do Brasileirão sem espanto, irá disputar a Copa Libertadores da América pela primeira vez.


A bola da vez
Santa Catarina é um estado que volta e meia descobre grandes talentos do futebol. Foi assim com Oberdan, Toninho Quintino, Zenon, Agnaldo Liz, Marquinhos Santos, Mahicon Librelatto e tantos outros que brilharam em grandes clubes do futebol brasileiro. Agora é a vez do jovem meia Hyoran, nascido em Chapecó, que aos 23 anos de idade assinou vínculo com o Palmeiras até 2020. Não será uma tarefa fácil para este catarinense que defendeu a Chapecoense e que terá de disputar uma vaga no time campeão brasileiro com Allione, Cleiton Xavier, Moisés, Vitinho, e Raphael Veiga.


Só em Janeiro
Com o fim de ano batendo em nossas portas, as notícias ficam somente por conta de especulações, assim, o melhor mesmo é dar férias para o colunista. Esta coluna dá uma paradinha agora para uma retomada de novas energias nos próximos dias. Mas estarei novamente aqui firme e forte a partir do dia 12 de janeiro de 2017. Feliz Natal e ótimo Ano Novo a todos.


Drops da arquibancada
O Avaí, já pensando no Campeonato Catarinense do próximo ano, começa a mobilizar o seu novo plantel com uma pré-temporada na paradisíaca cidade de Águas Mornas, no edênico Águas Mornas Palace Hotel.
O Figueirense, para 2017, não só vem com novas caras para a formação de seu elenco, como também vem com uma nova roupagem. Todo o material a ser utilizado pelo clube vem com nova criação, inclusive novo patrocinador.
Todo bom time começa por um bom goleiro. O Figueirense ainda corre atrás de um bom nome para substituir Gatito Fernandez, que trocou o Scarpelli por General Severiano.
Para a tristeza do torcedor avaiano, o bom goleiro Renan demorou para renovar e não irá defender a meta azurra em 2017. Em compensação, o Leão anunciou a contratação do zagueiro Gustavo, de 34 anos, que vem do Bahia.
Avaí e Figueirense já conhecem seus adversários na primeira fase da Copa do Brasil de 2017. O Figueirense vai encarar o Rio Branco do Acre, enquanto o Avaí pega a Desportiva do Espírito Santo. Ambos jogarão fora de casa na primeira rodada.


Cartão rosa/vermelho

CARTÃO ROSA para você, meu querido leitor, que tem a bondade de passar os olhos por esta coluna há mais de uma década. Não poderia deixar de compartilhar minha alegria com vocês, que colocam este humilde espaço entre as colunas mais lidas de Palhoça. Este colunista é feliz por ter você como fiel leitor. Que em 2017 possamos continuar juntos.
CARTÃO VERMELHO para a crise política do Brasil, crise econômica brasileira, a queda do Figueirense para a Série B, a falta de segurança em nossas cidades, para o piloto Miguel Quiroga, que por sua ganância acabou matando 71 passageiros e dizimou praticamente o time completo da Chapecoense e para estes puxa-sacos do sistema que adoram babar o ovo em troca de um “carguinho”.


Legendas:

Os funcionários da DJP Construções Ltda, empresa de construção civil que atua principalmente em pavimentação e drenagem, comemorando o encerramento de mais um ano de muito sucesso, sob o comando do proprietário Délcio Heinz

A turma do Bistrô do Dedé fez uma grande confraternização na Associação dos Pescadores da Ponte do Imaruim no último sábado. O que não faltou foi cerveja gelada e uma boa comida para os clientes daquele nobre espaço lúdico. Teve gente que aproveitou a ocasião para soltar a franga. Eu hein!!!

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina