palhocense.jpg

Cartão Rosa - Edição 567 - 08/12/16

08 Dezembro 2016 10:59:32

14650749_682513428574111_4152339418416451741_n.jpg

Pensamento do Bambi
Depois de tanta roubalheira, corrupção e sacanagens, Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião... Mas sim de camburão.


Desconfiado
No sábado, a televisão nos mostrou no momento do velório coletivo na Arena Condá torcidas organizadas de Santa Catarina e de todo Brasil lado a lado. Todos se juntando harmonicamente, como se nunca tivessem se digladiado em épocas passadas. Uma cena que eu jamais imaginaria que iria presenciar, quando todos levantaram suas bandeiras em respeito à Chapecoense. Tudo isso foi bonito, um gesto de sentimento humano, mesmo assim fico ressabiado, pois o passado dessas “gangues” me leva a pensar em ação de oportunismo. Tomara que eu esteja enganado, mas não dá pra acreditar nesses sujeitos.


É campeão
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) já colocou em seu site a informação de que “ortoga el título de campeon de lá Copa Sudamericana 2016 la Chapecoense”. É isso mesmo, a Chapecoense foi declarada como a grande campeã deste torneio - um título que chegou num momento de tristeza para engrandecer o nosso futebol. Por conta disso, a Chape irá disputar a Copa Libertadores 2017 e ainda terá que enfrentar o Nacional de Medelin, na decisão da Recopa. O mesmo Nacional de Medellín, que fez questão de entregar a taça para a Chapecoense num gesto digno de um grande fair-play.


No momento certo
Passada toda essa turbulência que viveu o Figueirense com sua queda para a Série B do Brasileirão, o presidente Wilfredo deve e tem o dever de vir a público dar umas boas notícias aos seus torcedores a respeito do que deve acontecer daqui pra frente. Ainda não temos como anunciar, mas nos corredores do Orlando Scarpelli sabe-se que muita coisa vai acontecer lá para as bandas do Estreito. Será uma boa mexida não só no elenco, como também em alguns setores da direção e outras esferas do clube. Tudo no momento certo.


Próximo passo
Passado o júbilo pela conquista do acesso para à elite do futebol brasileiro, o Avaí está trabalhando para traçar os planos para a próxima temporada. Mesmo com essa conquista, o ano de 2016 não foi bom para o Leão, que viveu um ano turbulento com salários atrasados, dívidas, desconfiança de torcedores, quase rebaixamento no estadual, ameaças de mortes, enfim... Essa atual diretoria, em conjunto com o departamento de futebol, está colocando os pés no chão, conversando com quem tem que ser conversado, como a renovação com Claudinei Oliveira, e o principal objetivo primeiramente é a conquista do título estadual em 2017.


Avareza
De acordo com a Declaração dos Direitos do Homem, “todo acusado tem o direito de ser pressuposto inocente até que sua culpa tenha sido provada de acordo com a lei em julgamento público”. Mas esse tal de Miguel Quiroga, o piloto que não obedeceu às normas de voo, mesmo que morto, não merece esse direito. Essa tragédia não foi um “desígnio de Deus”. Aquilo foi um assassinato em massa por pura ganância. Uma desgraceira anunciada que teve como vítima a Chapecoense e seus convidados e que poderia ter sido a Seleção Argentina ou outras delegações que utilizaram a Lamia, que era uma verdadeira roleta-russa.


A bola rola com tristeza
Ainda sob o impacto emocional da tragédia da Chapecoense, a bola volta a rolar nos gramados brasileiros. Até o fechamento desta edição, Grêmio e Atlético/MG não haviam entrado em campo para a grande decisão da Copa do Brasil. Eram dois times cotados, no início deste Brasileirão, para a conquista do título, mas que sucumbiram durante o caminho. Acredito que somente um acidente de percurso poderia tirar este título do Tricolor gaúcho, pois no primeiro jogo, em Belo Horizonte, meteu 3 a 1 ao natural, provocando um hecatombe tático e técnico, causando a queda de Marcelo Oliveira do comando do time mineiro.


Drops da arquibancada
Papel importante do elenco azurra na arrancada para a conquista da vaga para a Série A, o volante João Felipe já não pertence mais ao Avaí. As lesões que ele sofreu no início de sua estadia no clube, pode ter sido o fator principal para o seu desligamento do Leão.
E a barca não para de fazer suas viagens no Scarpelli. Enquanto uns zarpam, outros estão chegando para compor o novo elenco do Figueirense 2017. Os volantes Helder, de 32 anos, que estava no Coritiba e Juliano do Fortaleza estão acertados com o clube.
Avaí e Figueirense, juntos com Londrina e Paraná, formam o grupo 4 da Copa da Primeira Liga, que tem seu início previsto para o dia 25 de janeiro. Por conta disso, poderemos ter um bom clássico no dia 25/03 no caldeirão do Estreito por conta da tabela.
Depois de alguns dias de tristeza e muitas manifestações de solidariedade  à Chapecoense, o nosso futebol volta aos campos para a realização da última rodada deste Brasileirão, que deverá ser de muita rivalidade pra ver quem é o ultimo a ir para a maldita zona.
O Internacional já esperneou, ameaçou não ir ao Rio de Janeiro jogar contra o Fluminense, já fez um movimento para que não caísse ninguém este ano, enfim. O Inter vai ao Rio enfrentar um Fluminense com garotos em campo e torcer por outros resultados. Acho que cai. E se cair é somente por pura incompetência de sua diretoria.
O Palmeiras, atual campeão brasileiro, perdeu o seu comandante. Cuca saiu - vai descansar um pouco e depois se mandar para a China. Em seu lugar, a diretoria palmeirense aposta as fichas no emergente técnico Eduardo Baptista, que é filho de Nelsinho Baptista, que já dirigiu grandes clubes brasileiros e do exterior.


Cartão rosa/vermelho

CARTÃO ROSA para o clube Atlético Nacional e todo povo colombiano que mostrou as suas grandezas ao homenagear as vítimas do acidente de avião da Chapecoense. Foi de arrepiar a homenagem que esse povo simpático e receptivo fez no estádio Atanasio Giradot, que lotou para prestar as últimas condolências. Esses colombianos se tornaram gigantes neste gesto de solidariedade.

CARTAO VERMELHO para a Câmara dos Deputados que, na calada da noite, tentou votar um projeto sujo e ardiloso, criado nos bastidores daquela importante Casa, visando abrir uma brecha para anistiar políticos que estão hoje na mira da Operação Lava Jato. Essa cacalhada queria dar uma grande rasteira no povo brasileiro.


Legendas:

Na última quarta-feira, estive no comando de um jogo solidário do grupo de amigos Bombeiros Solidários de São José, o GabSol, e a comissão técnica do Guarani de Palhoça. Essa rapaziada do Corpo de Bombeiros de São José mandou bem neste grande gesto de solidariedade para arrecadar alimentos para o Asilo do Caminho Novo. Já o futebol deles, bem... Deixa pra lá!

Fim de ano sempre fico com uma agenda bem mais disputada. Num desses eventos, encontro os amigos e irmãos Alexandre e Fernando Pires, que batem uma bolinha redondinha. Ambos, inclusive, já jogaram no juvenil do Cruzeiro de Minas Gerais

Imagens


logo palhocense.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina